Gestores assinam aditivo de convênio de capacitação para PMSB
Nesta sexta-feira, 06, gestores de 100 municípios participam da assinatura do aditivo do convênio para Capacitação e Apoio Técnico na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. A solenidade acontece as 11h na sede da APPM e a capacitação acontece em uma parceria entre a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde-, Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Prefeituras. O investimento é de pouco mais de R$ 16 milhões.
O convênio beneficia municípios com população de até 50 mil habitantes e se desenvolve com apoio e capacitação de técnicos municipais para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal para o recebimento de recursos da União.
O presidente nacional da FUNASA, Henrique Pires, participará da solenidade e destaca a importância do envolvimento dos municípios nas ações de saneamento. “Ter essa preocupação com saneamento básico é uma forma economizar em saúde, prevenindo diversas doenças e melhorando a qualidade de vida da população”, explica.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.