Coleção ‘Erros de Pilotagem’ é apresentada aos imortais da APL
O tradutor Luís Hernan Mendoza apresentou no último sábado a coleção ‘Erros de Pilotagem’ aos membros da Academia Piauiense de Letras (APL). A publicação francesa foi entregue ao presidente da entidade, o advogado Nelson Nery Costa e aos imortais presentes no encontro. A coletânea já está na décima primeira edição, sendo que o 5º livro aborda a queda do Airbus RIO-PARIS, que despertou imensa comoção, onde durante cerca de dois anos, o mundo tentou compreender o que havia acontecido e somente quando as caixas-pretas foram finalmente encontradas, a 3.900 metros de profundidade, é que a verdade veio à tona. “Sou tradutor da obra, esse livro foi lançado recentemente no Brasil, a realização coube a uma gráfica aqui de Teresina, mas a editora é francesa, a venda desses exemplares ocorre exclusivamente pelo site da editora”, disse Luís Hernan Mendoza.
Na apresentação aos imortais da APL, o tradutor indicou que a obra busca contribuir para as questões relacionadas a elevação da segurança aérea. “Foi uma catástrofe que aconteceu, foi um caso que ganhou grande notoriedade na imprensa, causou grande comoção, porque tratava-se na verdade de um acidente muito pouco provável pela qualidade da aeronave. O livro traz narrativas de acidentes aéreos, o autor Jean-Pierre Otelli é especialista de segurança aérea e é um excelente escritor”, explicou.
De acordo com Luís Hernan, foram distribuídos mais de 5 mil exemplares da obra em universidades, justamente para auxiliar os profissionais e estudantes de segurança área, além de todo o pessoal que trabalha no sistema. “Cada volume é um repertório, são narrativas de acidente, sempre com esse enfoque sob o prisma da segurança aérea, então como pano de fundo essas obras tencionam favorecer tanto no público em geral quanto dos próprios profissionais envolvidos nas questões que dizem respeito a elevação do nível de segurança aérea”, concluiu.