back
Semjuv homenageia mais de 300 alunos do Unitodos e anuncia ampliação do programa
A Secretaria Municipal da Juventude reuniu, nesta terça-feira (19), mais de 300 alunos do programa Unitodos (Universidade ao Alcance de Todos) aprovados em cursos de universidades públicas para uma homenagem. Durante a solenidade, realizada no Centro de Formação Odilon Nunes, os alunos receberam os certificados de participação no programa e medalhas pelo desempenho.
Durante o evento, o secretário municipal da Juventude, Zé Filho, destacou que executar o Unitodos é um desafio pela grandeza do programa e pela quantidade de jovens atendidos e que neste primeiro ano os resultados já foram expressivos.
“Foi um ano corrido, mas nós conseguimos esses resultados expressivos. E nesse ano vamos ter resultados melhores. Vamos aumentar não só o número de núcleos, como o período de realização das aulas, os professores que foram muito elogiados pelos alunos”, disse o secretário.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, ressaltou que o Unitodos é uma tradição da Prefeitura e que, a cada ano, vem mostrando o quão necessário se tornou para que jovens carentes tenham a oportunidade de estudar em uma universidade.
“Esse projeto já existe há duas décadas e foi pioneiro na nossa cidade. AO longo do tempo, ele foi aprimorado e agora está sendo coordenado pela Semjuv. Tivemos resultados expressivos e esperamos que esse ano ele possa também brilhar. Ele é focado para os jovens que não possuem condições financeiras de pagar um cursinho, e ele é dentro das comunidades. A gente vai até as comunidades e dá acesso a este curso de qualidade. Muitos daqueles que estavam distantes dos estudos se sentem atraídos e podem voltar a disputar vaga no curso superior. Esse projeto tem uma capilaridade muito grande e ganha apoio das diversas comunidades da nossa cidade”, finaliza o prefeito.
O Unitodos é um programa destinado a jovens com baixa renda familiar, estudantes de escolas públicas e cursando o terceiro ano do ensino médio. Os jovens têm acesso às aulas e material gratuitos e participam de eventos organizados pelo programa, como a Mostra de Profissões e o concurso de redação.

