Aprosoja Piauí registra uma das safra de melhor produtividade
A produção de grãos do Piauí está consolidada e a colheita da safra (2022/2023) concluída confirmando-se uma das melhores produtividades dos últimos anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirmados pela Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), foram aproximadamente 6,7 milhões de toneladas. No Brasil 315,8 milhões de toneladas.
O Piauí mais uma vez se destacou na produção de soja. A Área plantada cresceu 11,3% em relação à safra 21/22. Com esse índice o estado ficou em segundo lugar no crescimento na produção desta cultura na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Em primeiro lugar ficou o Estado do Tocantins que cresceu sua área plantada em 15,9%. Além do aumento da área, segundo Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí (Associação dos Produtores de Soja do Piauí), o Piauí deve ter na safra 22/23 uma das melhores médias de produtividade da história.
Destaque no ranking nacional
No ranking nacional, o Piauí se tornou o 10º maior produtor de milho e 14º maior produtor de soja; e o 12º maior produtor de grãos. Foram plantados quase 100 mil hectares a mais de soja, passando de 850,7 mil hectares plantados em 21/22 para 946,8 plantados na safra 22/23 cuja colheita já foi 100% concluída.
A variação de produtividade também foi positiva, crescendo 3,8%. Alzir Neto lembra que foi um ano bom no regime de chuvas. “Foi bastante satisfatório e bem regular”, afirma.
Os dados também foram confirmados no 9º boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa para todo o Brasil são de 315,8 milhões de toneladas na safra de grãos 2022/2023.
Para além da soja
Não foi somente a área de soja que cresceu no Piauí. A área de grãos como um todo registrou crescimento e aumentou 7,6% em relação à safra 21/22. As safras de milhos no Piauí também registraram boa produtividade, ultrapassando as 140 sacas por hectare no cerrado, uma das melhores médias de produtividade da história do Piauí.
Por outro lado, os custos de produção do milho não deverão ser cobertos, pois o preço de venda da saca do milho desta safra está com referência de 40-45 R$/saca e, para a cobertura dos custos, segundo o presidente da Aprosoja Piauí, seria necessário que o preço de venda estivesse entre 60-62 R$/saca.
Ranking do crescimento Matopiba
SOJA (área plantada)
Tocantins – 15,9%
Piauí – 11,3%
Maranhão – 3,5%
Bahia – 1,4%